ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA BEBÊS

Olha mamães!

Hoje o post é sobre algumas brincadeiras que podemos fazer com nossos pequenos! Nada de deixa-los somente no berço com alguns brinquedinhos ou no chão da sala com um simples mordedor. Para as crianças, o manuseio de diferentes brinquedos e objetos, levam a descobrirem novas sensações!

As atividades propostas têm objetivos pedagógicos variados, que são:
· Adaptabilidade geral ao meio ambiente, gerando sentimentos como felicidade, bom humor e segurança;
· Sociabilidade;
· Desenvolvimento da coordenação motora;
· Comunicação e expressão;
· Percepção sensorial (auditiva, visual, tátil, olfativa e gustativa);
· Inteligência;
· Curiosidade e desejo de explorar;
· Espírito inventivo;
· Senso de descoberta.


“Os bebês querem – e de fato precisam – ser ativos.
Os bebês nascem com um forte desejo de saber.
Os bebês, inerentemente, procuram por estímulo.
Os bebês adoram explorar e manusear.
Os bebês gostam de experimentar suas habilidades recém-adquiridas.
“Os bebês constroem conhecimento agindo e interagindo com os objetos à sua volta.”
(Trecho do livro “Estimulando a mente do seu bebê”, de Dr. S. H. Jacob)

Vejam algumas brincadeiras a seguir:

Esconde-esconde temporário

Espaço: Sala de Aula;
Idade: A partir de 1 ano e meio;

Material: Bambolê com faixas de tules de diversas cores ( o comprimento das faixas deve ser o mesmo da altura do pé direito da sala ).

Objetivo: Ajudar a criança a elaborar a ausência temporária da família;

Descrição: Pendure firmemente o bambolê no teto da sala de modo que as faixas cheguem ao chão.
As crianças vão brincar de esconder atrás delas e entre elas, segurá-las para cobrir parte do corpo e esconder os colegas. Com isso, vão descobrindo que a ausência do outro é temporária e que eles sempre reaparecem.

Massagem com bexiga

Espaço: Sala de aula com colchonetes, berço ou trocador;

Idade: de 1 mês a 2 anos;

Material: Bexigas ou esponja macia e água;

Objetivos:
* acalmar;
* desenvolver a consciência corporal;
* promover um sono tranquilo;
* estimular o vínculo afetivo entre educador e criança;

Descrição: coloque um pouco de água em temperatura ambiente dentro de uma bexiga ( não encher muito para não ficar pesada ).
Se o clima ajudar,deixe o bebê somente com a fralda em local tranquilo,com luz difusa e música suave.Passe a bexiga ou a esponja delicadamente pelo corpo da criança,fazendo uma massagem suave com movimentos circulares.


A música dos nomes

Idade: A partir de 4 meses.

Espaço: Sala de atividades, pátio ou jardim.

Objetivos: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.
Descrição: Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.


Hora da colheita

Idade: A partir de 3 anos.

Tempo: Uma hora.

Espaço: Sala de atividades.

Material: Cartolina ou papel cartão, argila, tinta, dado com um lado de cada cor, miniatura de um passarinho (de plástico ou origami) e vasilhas ou cestinhos coloridos.

Objetivos: Integrar-se ao grupo e colaborar com os colegas.

Descrição: Cole uma gravura ou desenhe uma árvore cheia de galhos do tamanho de uma cartolina para servir de tabuleiro. Faça frutinhas de argila, deixe secar e pinte-as com as mesmas cores do dado que será usado no jogo. Em uma das faces dele, desenhe um passarinho. Confeccione também cestinhas de origami ou arrume vasilhas com as mesmas cores do dado e providencie um brinquedo em forma de passarinho. Coloque o tabuleiro sobre uma mesa e espalhe as frutinhas pelos galhos. O passarinho deve ficar solto. Em volta do tabuleiro, espalhe as cestinhas coloridas. Jogo para quatro crianças. Uma criança por vez lança o dado, retira da árvore a fruta da mesma cor indicada pelo dado e coloca-a na cestinha, também da mesma tonalidade. Se o dado cair com a face que traz o passarinho, é ele quem fica com a fruta. O objetivo é colher todas antes que o passarinho as coma.


Teatro de bonecos

Idade: A partir de 1 ano e meio.

Tempo: 30 minutos.

Espaço: Sala de atividades, pátio ou biblioteca.

Material: Fantoches ou dedoches.

Objetivo: Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens.
Descrição: Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como: - Quem trouxe você para a escola hoje? - Você tem amigos? Quem são? - Você já brincou no parque? - Você já tomou lanche?


Mamãe tem cartinha para você

Idade: A partir de 2 anos.

Tempo: Uma hora.

Espaço: Sala de atividades.

Material: Canetas hidrográficas, papel e envelopes.

Objetivos: Tranqüilizar-se quanto aos sentimentos de adaptação (exemplo: tristeza) e compartilhar com os pais as atividades escolares.

Descrição: Distribua uma folha de papel e canetas hidrográficas para cada criança e peça que faça uma cartinha aos pais. Quando todas terminarem os desenhos, chame uma por uma e pergunte a quem a mensagem é endereçada e o que ela deseja comunicar. Escreva o que a criança disser na mesma folha usada por ela. É importante perguntar se ela quer entregar a carta à pessoa apontada. Em caso positivo, coloque-a em um envelope e oriente a criança a entregá-la ao chegar em casa. Caso contrário, guarde o desenho com as demais atividades.


Cuidado com a boneca

Idade: De 1 a 3 anos.

Tempo: 30 minutos.

Espaço:Sala de atividades.

Material: Bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e chupetas.

Objetivos: Brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e ter um bom relacionamento com o grupo. Esta brincadeira é para meninos e meninas, pois tem o objetivo de desenvolver o relacionamento interpessoal, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro, necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Isso vai se dar no faz-de-conta, momento que a criança aprende sobre as interações sociais. Por isso, é importante ter seu espaço garantido e valorizado na rotina.

Descrição: Proponha que cada um pegue uma boneca e cuide dela como se fosse sua filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e fazer carinho.

Chuvinha de papel

Idade: De 8 meses a 3 anos.

Tempo: De 15 a 30 minutos.

Espaço: Sala de atividades.

Material: Revistas e jornais velhos.

Objetivos: Relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas.
Descrição: Sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.


Papai veio me buscar

Idade: De 3 meses a 1 ano.

Tempo: 30 minutos.

Espaço: Sala ampla.

Material: Aparelho de som, CDs ou fitas cassete com músicas infantis, bolas, fantoches e panos coloridos.

Objetivos: Interagir ludicamente com os pais por meio da brincadeira.

Descrição: Decore o ambiente com os panos. Coloque uma música e peça para o pai ou a mãe se sentar no chão com o filho. Você pode conduzir as brincadeiras, como rolar uma bola para a criança ou brincar com um fantoche, apresentando possibilidades de interação. Os pais se inspiram em você ou criam brincadeiras.


Jogo das expressões

Idade: De 2 a 3 anos.

Tempo: 30 minutos.

Espaço: Sala de atividades.

Material: Cartolina, pincéis atômicos ou tinta.

Objetivos: Nomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas.

Descrição: Desenhe na cartolina vária carinhas com expressões faciais que demonstrem sentimentos de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixem algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira. Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão.

RASGUE E COLE

Idade: De 7 meses a 3 anos.
Tempo: De 10 a 20 minutos.
Espaço: Sala de atividades.
Material: Papel Kraft grande, cola de farinha, revistas e papéis variados (forminha de brigadeiro, embalagem de bala de coco, figurinhas etc.).
Objetivo: Perceber diferentes formas, cores e estruturas tridimensionais.
Desenvolvimento: Faça a cola: misture em uma panela 1 litro de água, 3 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de vinagre. Mexa até engrossar e deixe esfriar. Dê às crianças diversas revistas para recortarem sem tesoura. Coloque sobre a mesa uma folha de papel Kraft já pincelada com cola de farinha em toda a área. Deixe à disposição das crianças os vários tipos de papel e recortes de revistas para que elas colem no papel Kraft. Valem sobrepor imagens. Ao final, pode-se fazer um painel coletivo e expor o trabalho.
CADÊ MINHA FOTO

Idade: A partir de 1 ano e meio.

Tempo: Uma hora.

Espaço: Todos os espaços da escola e o tanque de areia.

Material: Fotos das crianças, cola e plástico adesivo.

Objetivos: Reconhecer a própria imagem e a dos colegas; desenvolver a percepção visual.

Desenvolvimento: Encape as fotos com o plástico adesivo para que não estraguem. Elas devem ser as que estavam no trenzinho, descrito na atividade Todo Mundo na Janelinha. Esconda-as no tanque de areia. Quando as crianças entrarem na sala, comente: “Onde estão as fotos do painel? Sumiram! Alguém viu? Não? Vamos procurar? Devem estar em algum lugar na escola...” Indique alguns espaços para elas procurarem as imagens, deixando o tanque de areia por último. Se a foto encontrada não for à da própria criança, peça que ela a entregue ao dono. Quando todos estiverem com as próprias fotos, podem voltar para a sala e colá-las novamente no painel.

CORRIDA DE OBSTÁCULOS

Idade: Até 3 anos.

Tempo: De 10 a 20 minutos.

Espaço: Sala de atividades ou pátio.

Material: Colchonetes, tatames ou tapetes de EVA e obstáculos, como bancos, cordas, túneis, rampas etc.

Objetivo: Desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade, equilíbrio, deslocamento, esquema corporal, ritmo e atenção.

Desenvolvimento: Organize a sala forrando o chão com os colchonetes. Espalhe pelo ambiente alguns obstáculos. Proponha às crianças diferentes movimentos: ajude-as a rolar com braços e pernas esticados, para frente e para trás; sugira que engatinhem por baixo da mesa ou de uma corda amarrada a uma altura baixa, dentro de um túnel, em uma rampa, em diferentes direções e em ziguezague; dê uma força também para elas andarem de frente e de costas em cima de um banco ou sobre materiais diversos, devagar e rápido, com passos de formiguinha e de gigante; incentive-as a trabalhar o impulso com pulos, saltos para frente e para trás, livres ou sobre obstáculos.

ARTE COM MINGAU

Idade: De 8 meses a 1 ano e meio.
Tempo: 30 minutos.
Espaço: Sala de atividades ou pátio.
Material: Maisena, corante alimentar e água.
Objetivo: Interagir com o espaço.
Desenvolvimento: Em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do espaço onde a atividade será realizada. Coloque pitada de corante até a mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem roupas velhas no dia da brincadeira. Espalhe a mistura no chão da sala onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.

Algumas atividades estão descritas para serem feitas em escolas, mas nada impede de serem feitas em casa!

Boa diversão!!

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