OUTONO... CUIDADOS COM OS PEQUENOS


E o friozinho começou ja né? Temperaturas mais baixas e a vontade de ficar agarradinha embaixo do edredon com o pequenos aumenta cada vez mais.... Porém nessa época devemos tomar alguns cuidados para podermos curtir com os pequenos sem nenhum problema. Quando o outono chega, junto com ele vêm a queda das temperaturas e o aumento da circulação de vírus no ar. Nesta época do ano, é comum as crianças apresentarem infecções respiratórias, como gripe, resfriado, bronquiolite, pneumonia. E aquelas que têm alergia, como asma e rinite, sofrem um pouco mais.

Para você passar por essa fase de tosse, espirros e nariz entupido com mais tranqüilidade, selecionamos algumas dicas que podem ajudar a evitar algumas complicações no seu filho e outras para amenizar alguns desconfortos provocados pelas doenças:


Prevenção

- Consulte o pediatra do seu filho sobre as imunizações que ele pode fazer. A da gripe é uma delas;

- Evite que a criança fique em locais abafados e com aglomerações, que facilitam a transmissão de infecções;

- Aumente a ingestão de líquidos e mantenha uma alimentação saudável, para fortalecer a imunidade da criança;

- Não deixe seu filho ficar exposto à chuva, garoa ou frio intenso (especialistas em baixar a imunidade);

- Evite, sempre que possível, o contato da criança com outras pessoas doentes;

- Agasalhe o bebê, mas sem exageros. Algumas mães colocam casacos de lã, quando não há necessidade. O hábito é prejudicial porque favorece o suor excessivo. Para não errar, siga a regra: a temperatura corporal do bebê é semelhante a dos adultos. Você está com uma blusa leve, ideal para um clima ameno? Vista seu filho da mesma forma! Porém, nos dias frios, se for passear ao ar livre, coloque um gorro na criança para proteger os ouvidos do vento gelado.

- Faça passeios ao ar livre, em parques e praças.

- Deixe a casa bem arejada. Abra as janelas durante o dia, para trocar o ar e impedir a concentração de vírus e bactérias Mas cuidado com o vento gelado.

- Preste atenção ao clima. A umidade relativa do ar, no outono, tende a ser muito baixa. Sempre que estiver abaixo dos 40%, fique atenta.

- Cuide ainda mais da higiene.

- Hidrate o bebê. Já reparou que no verão nos preocupamos com a hidratação? Esse hábito deve continuar no outono, época em que o ar se torna ainda mais seco. Mesmo nos dias frios, lembre-se de oferecer bastante líquido para seu filho, entre as mamadas e refeições.

- Siga sempre uma alimentação saudável, rica em nutrientes e vitaminas, para fortalecer a imunidade.

- Evite que o pequeno tenha contato com pessoas doentes. Surto de gripe ou outra doença no berçário? Deixe o bebê em casa, combinado?

- Preste atenção à limpeza da casa. Com o ar seco, ocorre maior acúmulo de poeira e poluição. Diariamente passe aspirador e um pano levemente úmido no piso, pois a vassoura levanta o pó. E evite manter bichinhos de pelúcia no quarto do bebê.

- Mantenha as mãos constantemente limpas. Se a regra geral é sempre higienizar as mãos, neste período este cuidado deve ser ainda maior. Lave-as com água e sabonete toda vez que achar necessário, como antes de cada mamada - e quando não for possível, use o álcool gel. O gesto deve ser repetido, é claro, com a criança. Este simples cuidado já ajuda bastante a evitar a contaminação por vírus e bactérias.

- Aqueça o bebê. Nos dias frios a mamãe pode ligar o aquecedor, principalmente na hora do banho do bebê. Mas é importante escolher um aparelho que não piore a qualidade do ar. Recomendo o modelo à água ou óleo, que aquece o ambiente sem ressecá-lo.


Menos desconfortos

- Nariz entupido deixa a criança irritada. Para aliviar a congestão, lave as narinas com soro fisiológico e estimule a criança a assoar o nariz várias vezes ao dia. Nos bebês, você pode usar um bulbo macio de borracha para aspirar a secreção espessa;

- Ao deitar, a respiração pode ficar prejudicada se o nariz estiver entupido. Vale elevar um pouco o travesseiro da criança e fazer uma inalação com soro fisiológico para desentupir as vias aéreas;

- Se a febre do seu filho estiver muito alta, não deixe de procurar o pediatra. Antitérmicos, compressas e banhos mornos ajudam a baixar a temperatura.

- Troque as roupas de cama da criança duas vezes por semana;

- Retire tapetes, carpetes e bichos de pelúcia do quarto do seu filho;

- Não entulhe coisas em estantes, para evitar acúmulo de poeira.


Sem estresse

- Estar com o filho doente não é nada agradável. Mas é importante controlar a sua ansiedade, para que a criança fique mais calma;

- A hora do remédio pode ser um estresse. Seja firme, sem perder o controle;

- Quando as crianças estão doentes, é comum o apetite ir embora. Ofereça a alimentação, mas não force;

- Fique sempre por perto. Essa troca de carinho faz muito bem ao seu filho.

Bom mamaes, é isso! Todo cuidado com os nossos pequenos! Vamos curtir esse friozinho com nossos pequenos bem saudaveis e confortaveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário