ROTINA DE MÃE

PASSAR ROUPA.... LAVAR ROUPA... FAZER JANTA... PREPARAR MARMITA DO ALMOÇO... LIMPAR CASA... ARRUMAR COZINHA... FAZER MERCADO... FAZER FEIRA... BRINCAR COM A PEQUENA... DAR ATENÇÃO PARA A PEQUENA... NAMORAR O MARIDO... CUIDAR DO BICHINHO DE ESTIMAÇÃO... PASSEAR COM A FAMILIA... TRABALHAR... CUIDAR DO CABELO... FAZER AS UNHAS... DAR UM TAPA NAS SOMBRANCELHAS.... FAZER EXERCICIO FISICO... UFA!!!

Mamaes, é assim ou parecida a rotina de voces também? E o pior é ouvir as vezes: POR QUE VOCE ESTA CANSADA?! Melhor nem responder né?

Mas vida de mãe/esposa/dona de casa/mulher que trabalha é bem assim. Uma loucura! As vezes queremos jogar tudo pro alto e só curtir os nossos pequenos né? Maaaaas calma mamaes! Vamos nos organizar e curtir tudo!

Hoje neste post pré feriadão, vou falar um pouquinho de dicas de como se organizar! Dai no feriado a gente se organiza e começa o mês de maio mais organiza e feliz! Vamos la?!


Ter filhos não é só uma questão de saber educar e cuidar com amor e carinho. Uma casa com crianças exige certo grau de noções de administração. Sem ele, tudo vira um caos. A geladeira, de uma hora para outra, esvazia ou fica tão abarrotada que não é possível encontrar ali um alimento sequer que esteja no prazo de validade. Compromissos importantes como reunião na escola dos filhos e consultas médicas acabam sendo esquecidos ou – o que as vezes é ainda pior – lembrados na última hora. Os fins de semana viram um arremedo da correria que toma os outros dias só que, em vez de trabalho, você tem tantos eventos sociais que mal consegue descansar. Resultado: uma pilha de perdas e muito, muito cansaço.

Para não cair nessa cilada, o segredo é ter o mínimo de planejamento. E existe até receita para isso. Considere como objetivos desde uma nova posição em sua carreira até a conquista de ter formado crianças íntegras e com excelente nível de instrução.

Prioridades pessoais e profissionais
Tratam-se de tarefas que são imprescindíveis para que você atinja seus objetivos pessoais. Ou seja, se você pretende ser promovida, por exemplo, pode ser interessante fazer um MBA. Coisas assim devem caber na sua rotina, mas não precisam tomar mais do que uma hora diária

Prioridades para a família e amigos próximos
Fazem parte deste grupo aquelas tarefas que têm impacto a médio e longo prazo na vida de quem amamos: os filhos, o marido, os pais e os amigos mais caros. Quer exemplos do que seria? Sentar para brincar com os filhos e transmitir valores a eles; ir ao supermercado com as crianças e aproveitar para ensinar algo (o nome das frutas, cálculos de matemática ou simplesmente bons modos em público); fazer um almoço para seus pais; sair a sós com o maridão e reafirmar os vínculos do casamento. Você também não precisa gastar mais do que uma hora diária com este tipo de tarefa.

Não faça bagunça
Bebês sempre fazem aquela zona! É brinquedo espalhado pra cá, livrinho espalhado pra lá, comida jogada no chão, etc. Mas você não precisa ser igual né? Hehehe. Então quando chegar em casa, não jogue o casaco no sofá, não deixe o sapato no chão, a toalha na cama, o copo em cima da mesa. Guarde tudo nos seus devidos lugares! Já repararam que quando deixamos uma coisinha fora do lugar, parece que desanimamos com todo o resto e num piscar de olhos a casa vira um verdadeiro caos? Bom, pelo menos comigo é assim! Por isso que hoje em dia me policio muito para não deixar coisas espalhadas por aí.

Faça o básico todos os dias (e não deixe pra depois)
Pelo menos pra mim, o básico é: varrer o chão, lavar a louça e arrumar os brinquedos que a Gaby deixa espelhados pela casa. Cada um deve definir o que é mais importante. Aqui em casa esses quatro itens são essenciais. Se eu não fizer, fica tudo de pernas pro ar! Raramente (mesmo!), deixo alguma dessas tarefas acumulada para o dia seguinte! É muito mais fácil se livrar logo do problema. Deixar pra depois só prorroga o sofrimento, além de atrapalhar toda a rotina do dia seguinte.

Congele
Eu congelo muita coisa e essa prática facilita a minha vida de uma forma absurda! Com carnes fazemos assim: compramos, por exemplo, três quilos de peito de frango… Deixamos ele bem limpinho e dividimos em três porções de um quilo cada. Uma porção a gente faz filés, a outra cortamos em cubinho para estrogonofe e a outra cozinhamos e desfiamos. Tudo pronto, colocamos todas as porções no congelador e vamos usando conforme o que queremos comer. A mesma coisa vale para a carne moída, o pedaço de alcatra, etc. E Além disso, congelo feijão (sempre faça uma quantidade maior para congelar, depois só tempere), pão de queijo caseiro, cebolinha e salsinha.

Atividades boas, mas não imprescindíveis
Neste grupo, está tudo aquilo que nos proporciona prazer imediato, mas não traz grandes benefícios para o futuro. Exemplos: ir a uma happy hour despretensiosa, bater perna no shopping, assistir à novela.

Delegáveis
Aqui estão aquelas tarefas chatas, necessárias, mas que não precisam ser feitas necessariamente por você. O supermercado é um clássico. Você pode muito bem pedir para que seu marido ou sua empregada faça as compras ou decidir solicitar tudo pela internet. Assim você reserva seu tempo para os outros grupos de ações.

Elimináveis
Ou seja, tudo aquilo que não serve para nada, nem para o prazer momentâneo, nem para conquistar objetivos futuros. O tempo perdido no congestionamento ou em deslocamentos inúteis são dois bons exemplares delas.

Além destas orientações gerais, selecionamos uma série de sugestões práticas para ajudá-la a organizar a vida da família:

Tenha uma agenda para a casa
Pode ser no computador, sobre a mesa da cozinha ou até em uma lousa presa sobre uma parede em lugar visível. Ali, anote todos os compromissos familiares, das consultas ao médico aos dias de folga da empregada

Planeje o menu uma vez por semana
Em vez de perder tempo e paciência todos os dias, pensando no que fazer para sua família comer – e, com muita frequência, sair correndo para comprar o ingrediente que está faltando –, organize um cardápio semanal e faça compras de produtos perecíveis de acordo com ele.

Faça um diário do seu recém-nascido
Não estamos falando aqui de anotações sobre as gracinhas e principais conquistas de seu filho. Ou, pelo menos, não só disso. A ideia é que você faça uma planilha e registre de forma rápida e objetiva (ticando ou escrevendo “sim” e “não”, por exemplo) dos horários e durações das mamadas, peito oferecido a cada uma delas, trocas de fraldas, conteúdo das fraldas (xixi ou cocô), entre outras informações importantes.

Deixe a bolsa de passeio do bebê sempre pronta
Nela, coloque tudo o que é necessário: fraldas, lenços umedecidos, pomadas contra assaduras, mamadeira limpa, troca de roupa, brinquedinho, carteira do plano de saúde

Envolva os filhos nas tarefas domésticas
Ao contrário dos adultos, as crianças, sobretudo as pequenas, têm uma capacidade fantástica de encontrar divertimento em quase qualquer tarefa. Assim, arrumar uma cama, guardar as roupas no armário ou organizar os brinquedos pode se transformar em um programão para eles e um alívio para você

Disponha da tecnologia
Hoje em dia, para quase tudo existe um aplicativo para telefone ou um site na internet que resolve o problema. Precisa abastecer a dispensa? Alguns cliques e seu supermercado preferido entrega as compras na sua casa – e tem aplicativo para isso também. Está atrapalhada com as mamadas do recém-nascido? Uma porção de programas para aparelhos móveis promete guardar informações sobre elas para você. Isso sem falar na agenda do celular, no alarme do Outlook, e por aí vai...

Programe suas contas
Para não correr o risco de esquecer dos pagamentos e fazê-los com pressa, cinco minutos antes de o banco fechar, assim que receber uma fatura, programe no site de seu banco o pagamento automático ou anote na agenda o vencimento um dia antes da data máxima

Deixe de lado a supermulher que existe em você
Primeiro porque ela é uma fantasia. Segundo porque quem mais sai perdendo com esse tipo de atitude é você mesma, que se sentirá cansadíssima e muito pouco reconhecida pelos principais beneficiados: a família e os colegas de trabalho. Divida com o marido a tarefa de levar os filhos às festas de fim de semana ou à escola; considere ter o melhor corpo que você pode ter, não aquele das jovenzinhas da novela das nove; negocie com seu chefe e companheiros da empresa os seus compromissos e garanta que eles caibam na sua jornada de trabalho.

Por último, não se cobre tanto!
Deixar tudo perfeitamente arrumado e organizado é tarefa impossível, principalmente pra quem tem filhos! E, além disso, nem é legal né? Ficar cheia de neura e não conseguir relaxar e curtir a família não é nada bacana. É preciso achar um equilíbrio – desencanar, mas ao mesmo tempo conseguir manter um pouco de ordem nessa nossa louca, caótica, desorganizada e maravilhosa vida de mãe!

Que fique claro que não seguimos nenhuma rotina rígida. Nem sempre tem coisas deliciosas e variadas para comer. Nem sempre a casa tá arrumadinha e cheirosinha. Nem sempre as roupas estão todas lavadas. Mas o básico a gente sempre faz, ou pelo menos tenta fazer (rs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário