ESPECIAL FÉRIAS : PROTETOR SOLAR

O sol em excesso pode trazer muitos problemas à saúde, principalmente para a nossa pele. Ele produz uma radiação invisível chamada de radiação ultravioleta, que pode ser dividida em duas principais partes: UVA e UVB.

A radiação UVB tem maior intensidade entre 10 e 15 horas. Produz queimadura solar, sendo a principal responsável pelo câncer de pele.

A radiação UVA atinge a Terra durante todo o dia. Sua ação na pele leva a manchas, envelhecimento e desenvolvimento de câncer de pele.


Dicas úteis para proteger bebês e crianças da exposição solar incorreta:

A pele do bebê é fina e extremamente sensível à radiação solar. A exposição excessiva pode gerar queimaduras,  sardas, manchas e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de pele na vida adulta.

Faça passeios curtos com o bebê. Somente pela manhã, até 10h, ou no fim da tarde, após 16h. Sempre com chapéu ou boné, com roupas leves e frescas.

A pele da criança, apesar de ser mais resistente do que a do bebê, ainda é muito sensível ao sol. O cuidado deve ser intenso nesta fase da vida, porque a maioria das brincadeiras acontecem ao ar livre.


Uso de protetor solar

O uso de protetor solar para bebês menores de 6 meses deve ser feito somente por orientação médica. Porém, O FDA não recomenda o uso de protetores solares, em bebês com menos de 6 meses de idade, devido a sua maior absorção através da pele do bebê, e também pela possível dificuldade de ser eliminado pela imaturidade de seu sistema excretor.

Para crianças entre 6 meses e 2 anos, escolha um protetor solar composto por filtros físicos (está escrito na embalagem), pois é mais seguro para esta faixa etária.

Acima de 2 anos, o protetor solar indicado ao público infantil leva em consideração as características da pele da criança. Converse com o seu pediatra ou dermatologista para saber qual é a melhor indicação.

O FPS indicado para a criança é sempre acima de 30. Se a pele for muito clara, prefira um acima de 40. Protetores que tenham resistência à água e que não ardam os olhos também são recomendados. Sempre que possível, passe o protetor em casa. Dê preferência, a criança deve estar sem roupa para que nenhuma parte seja esquecida.

ATENÇÃO: a primeira aplicação do protetor solar deve ser feita com alguns cuidados: deixe a criança sem roupa, aplique o protetor de forma uniforme e não no sentido circular. Faça a aplicação de área por área e lembre das dobras e das orelhas.

Com o passar do tempo é necessário fazer uma reaplicação na criança. Esta deve ser feita a cada 2 horas de exposição solar ou sempre após a saída da água.

A quantidade de protetor aplicado na pele da criança é muito importante. Aplique o protetor em todo o corpo da criança e em seguida repita a aplicação. Assim, você consegue duplicar a quantidade aplicada e oferecer uma proteção segura.

Aguarde cerca de 15 minutos antes do início da exposição ao sol e 30 minutos antes da imersão na água.

Evite o sol quando este estiver a pino. Ficar na sombra reduz em até 75% sua exposição ao sol. 

Em crianças, o uso de roupas é uma maneira prática de proteção solar. Hoje já há roupas especiais para oferecer a máxima proteção contra a radiação UV.

A proteção da cabeça em crianças pequenas, que possuem poucos cabelos, é muito importante. Esta proteção feita com chapéu ou boné se estende para a face, orelhas, nariz e pescoço. Ajuda a reduzir a elevação da temperatura corporal, diminuindo o risco de insolação.

ATENÇÃO!
Bebês com menos de 6 meses de idade não devem utilizar protetor solar. Mesmo aqueles cujas embalagens mencionarem que se trata de uma versão "Baby".

O que fazer então? 

A recomendação geral é de que nessa idade bebês não devem frequentar as praias, a não ser nos horários logo após o nascer do sol (até 8 horas da manhã) ou logo antes do pôr do sol (após 18 horas), horários da região sudeste do Brasil.

Entre os 6 meses e dois anos bebês devem utilizar os protetores específicos para bebês, ou seja, as versões "Baby", e idealmente o fator de proteção deve ser 30 ou acima (acima de 30, somente se indicado pelo dermatologista).

Após os dois anos as crianças já podem utilizar os mesmos protetores dos pais, porém existem no mercado as versões "Kids" que oferecem alguns atrativos para estimularem o uso pelas crianças.

O sol das 10 às 14 horas deve ser evitado. No horário de verão a restrição se estende até às 15 horas. Nesse período os pais devem oferecer atividades que não sejam ao ar livre. Se não tiver jeito e a criança estiver na praia ou piscina nesse período os pais devem seguir com cuidado as orientações profissionais.

Minha Experiencia!
Eu sempre levei a Gabyzinha para a praia, mas sempre com protetor. e Não só na praia, sempre passo protetor nela no dia-a-dia quando  esta um sol muito forte. 

No comecinho eu usei o protetor solar da Johnson Baby nela. Ele é bem grosso e forma uma camada bem grossa na pele do bebê! Tem um cheirinho gostoso e é super dificil de sair na agua. Aprovei! 


Esse ano mudei de protetor, comprei para experimentar o Nivea Sun Kids... também aprovei! Ele é fácil de aplicar e tem um cheirinho bem gostoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário