Dra. Kelly Marques Oliveira através da Lansinoh Brasil apresenta alguns mitos da amamentação... 
  
Vamos falar sobre: Devo amamentar somente um lado por vez?
  
A amamentação e regras não combinam, não é mesmo? Além disso, cada bebê é único e se comporta de um jeito...assim como o binômio mãe – bebê. O mais importante, mamãe, ao amamentar o seu bebê, é você observar como o seu bebê se comporta. Ele parece agitado no peito? Muito sonolento? Fica irritado e logo solta? Parece querer mamar mais mas não consegue? Ou quando termina de mamar ele parece satisfeito, até um pouco molinho, com um sorriso no rosto?

Se o bebê mama somente um lado e parece agitado, fica procurando o peito, chora, ele está dando sinais de quer mamar mais! Nos recém nascidos isso pode NÃO acontecer, e nem por isso os bebês não estão com fome. Bebês muito sonolentos que não mamam, não sustentam a pega, estão com dificuldades, e podem estar muito cansados para conseguirem mamar. Bebês prematuros ou baixo peso, ou filho de mãe diabética ou que teve diabetes gestacional tem maior risco de fazer hipoglicemia, e devem ter uma atenção especial. Esteja atenta se o bebê está fazendo xixi adequadamente, é uma bom parâmetro para avaliação. Além disso, é importante se perguntar se tem algum fator que pode estar atrapalhando a amamentação, como estresse, privação de sono, dificuldade de alimentação (coisa que quase as mães não passam né?)  

“Amamentar somente um lado por vez” veio de outro mito também, de que o bebê precisa chegar no leite posterior. O leite anterior seria o leite com maior quantidade de água, e menor quantidade de gordura, proporcionalmente. A sua cor é branca acinzentada. Ele mata a sede do bebê. O leite posterior, por sua vez, seria rico em gordura, importante para o bebê ganhar peso. Ele é branco amarelado. No entanto, isso não é bem assim...
  
Existem 3 coisas extremamente importantes, veja abaixo:
  
A gordura do leite aumenta proporcionalmente ao longo da mamada
  
Existe gordura no começo da mamada! Porém em menor quantidade. Ao longo da mamada essa gordura aumenta. É difícil então saber a partir de quando que “vira” leite posterior não é? Se pensarmos dessa forma, simplesmente o leite “anterior” e “posterior” não existem, o que existe é o aumento de gordura ao longo da mamada.
Uma coisa interessante é que mães que produzem menos leite, ainda assim a quantidade de gordura permanece constante. Por exemplo, uma mãe que produz 500ml de leite em 24h, e uma outra mãe que produz 800ml de leite em 24h, a quantidade de gordura em valor absoluto é semelhante. O nosso corpo é sábio, e sabe que a gordura é importante para o bebê.
  
A produção de leite se dá pelo esvaziamento da mama
  
Sim! Isso é verdade! Quanto mais o bebê mama, mais leite produz, pois o seu corpo entenderá que precisa produzir mais leite, isso ocorre através de mecanismos hormonais. É claro que milhares de coisas podem afetar a produção de leite, pois interferem nesse mecanismo, como estresse, privação de sono, ansiedade, alimentação (entenderam a importância de vocês cuidarem também do seu corpo?). Por isso é tão importante que se faça a livre demanda, principalmente quando o bebê está passando por algum salto de crescimento, doença ou algum período que demande mais leite.
  
Precisa haver transferência de leite, antes de tudo
  
Não adianta nada o bebê ficar mais de uma hora em um lado da mama se não está mamando de fato! Muitas vezes os bebês que estão com dificuldade para mamar estão com problemas na transferência de leite, seja pela pega ou posição inadequada, o bebê que tem língua presaconfusão de bicos com uso de bicos, mamadeiras ou chupetas. Avalie se seu bebê está mamando, se engole leite enquanto mama. Use compressões na mama se for preciso. Se não estiver mamando, troque o lado.  

O que tudo isso significa afinal? Devo, ou não oferecer os dois lados numa mesma mamada?

Não existe resposta certa para isso. Tem muitos bebês que mamam super bem e só mamam um lado por vez, as mães são ótimas produtoras de leite. Provavelmente estes nunca terão problema. Por outro lado, algumas mães sempre lutam com a produção de leite. Nesses casos, você deve oferecer os dois lados, para que não haja inibição da sua produção de leite. O bebê sempre vai mamar os dois lados? Nem sempre. Mas ele pode escolher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário