Alimentação para mães que estão amamentando



Se alimentar bem e saudável durante o período de amamentação é muito importante para a mãe!! E por isso, a Nutrimãe (o primeiro clube de assinaturas no Brasil voltado à alimentação saudável de gestantes e lactantes) passa algumas dicas para as mamães que estão nesse período tão gostoso!!

A alimentação para mães que estão amamentando é algo muito importante para a saúde da mãe e do bebê. Assim, é importante fazer escolhas certas para que a mãe fique bem nutrida e consiga manter uma boa produção de leite. Durante o período de amamentação, a mulher tem um grande gasto energético, precisando se alimentar melhor.
Confira algumas dicas que vão ajudar você durante o período da amamentação:

Mantenha-se hidratada

Durante o tempo que estiver amamentando, seu corpo vai precisar de muita água: não precisa se forçar a beber uma determinada quantidade por dia, pois os hormônios que estão envolvidos na amamentação já dão a sensação de sede. A ingestão de líquidos pode influenciar a quantidade de leite produzida, além de ajudar a mamãe a ficar hidratada. Outro fator que influencia o volume de leite é a freqüência das mamadas, por isso, opte por aleitamento em livre demanda.
Carregue sempre uma garrafinha de água com você e beba um pouco de água durante ou depois da amamentação. Fique de olho em sua urina: se ela estiver clarinha, é sinal de que a quantidade de líquido ingerida está adequada.

    Ingira alimentos saudáveis

    A mamãe que está amamentando necessita de maiores quantidades de minerais e vitaminas do que mulheres não lactantes. Por isso, é importante evitar alimentos  muito calóricos e pouco saudáveis, como os que contém gorduras trans, frituras, doces e alimentos industrializados. Dê preferência para alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes. Opte também por alimentos integrais, como pães, biscoitos e arroz.

    Modere o consumo de cafeína

    Fique atenta ao comportamento do seu bebê: se ele ficou irritado aparentemente sem motivo algum, pense nas coisas que você comeu. Modere no consumo de chá preto, cafés, mates e chocolate pois são ricos em cafeína e podem dificultar o sono do bebê. Prefira água, sucos naturais e chás de frutas. E se a vontade de tomar um cafezinho surgir, tente substituir o café tradicional pelo descafeinado. Hoje já é possível encontrar essa opção em mercados e diversas cafeterias pela cidade.

    Você também precisará de gorduras

    Gorduras boas não podem ser deixadas de lado: elas são importantes para a manutenção de sua saúde e para a produção de um leite de melhor qualidade para o bebê. Os ômegas 3 e 6  presentes nos alimentos como peixes, óleos vegetais, oleaginosas são indispensáveis para o desenvolvimento neurológico de seu filho.

    Alimentos ricos em cálcio

    É importante consumir alimentos ricos em cálcio. Este nutriente é encontrado não apenas em leite e derivados, mas também em grãos como gergelim, chia e aveia. A ingestão de uma dieta rica em cálcio é fundamental para a manutenção da saúde óssea da mãe e formação óssea do bebê.
    Com uma alimentação adequada durante a amamentação, você e seu bebê terão uma saúde excelente! 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário