PÓS-PARTO: DICAS PARA CUIDAR DA MÃE QUE ACABOU DE DAR À LUZ

Sim! Depois que o bebê nasce, as coisas começam a ficar dificeis! Nao nao!! Nao é toda aquela mil maravilha que achamos que é ou que falam que é....sim ! É bem complicado o pós parto!!
O nascimento de uma criança é um momento muito especial para a família, é a celebração do novo, a espera que se tornou realidade com a presença do bebê, que passa a receber carinhosamente a atenção e o cuidado de todos os que o cercam. No entanto, olhar para as necessidades da mulher que acabou de dar á luz, também é importante para manter sua saúde física e emocional para que ela esteja bem o suficiente para cuidar do neném que acabou de vir ao mundo. 
Durante a gestação, a mulher passa por intensas transformações, principalmente e mais visível no corpo. Quando o bebê nasce, essas mudanças continuam e de uma forma um pouco mais intensa, o que pode aumentar o medo e a insegurança em relação aos cuidados com o bebê e com ela própria. O primeiro mês após o nascimento do bebê é um período que exige da mulher uma atenção especial com seu corpo e com sua mente. É nessa hora que uma rede de apoio se faz necessária e bem-vinda.
Pensando na importância de cuidar e olhar também pela mulher que acabou de dar à luz, a marca Bepantol® Baby separou algumas dicas para que o parceiro, sua família e amigos colaborem nesse processo de ajudar a nova mãe a estar bem física e emocionalmente para cuidar do bebê:
1 - Visitas: a notícia do nascimento de um bebê gera muita alegria e curiosidade. Amigos e familiares querem conhecer o recém-chegado e dar os parabéns aos papais. No entanto, devem-se lembrar de que, além de ser um momento muito especial para a família, a mãe pode estar um pouco debilitada e se adaptando à nova rotina com o recém-nascido. Ligar antes para se informar sobre visitas é muito importante, além disso, é recomendável não permanecer por muito tempo no local, seja na maternidade ou na casa.
2 - Descanso: é importante que o pai e familiares incentivem o descanso da mãe, mesmo que ela apenas se deite com o bebê. Ter esse momento de relaxamento pode ajudar o corpo a descansar. 
3 - Na madrugada – Bebês recém-nascidos mamam de hora em hora, inclusive de madrugada. Essa é uma oportunidade para o pai participar, seja levando o bebê até a mãe para ser alimentado, colocando-o para arrotar ou trocando a fralda
4 - Tarefas domésticas: O período pós-parto é a fase em que a mulher tem de se dedicar exclusivamente ao bebê, que necessita muito de seus cuidados de mãe. Por isso, o pai e toda a rede de apoio, como familiares e amigos, podem ficar responsáveis pelas tarefas domésticas, como cozinhar, lavar roupa, arrumar a casa, fazer compras, entre outras tarefas.
5 - Alimentação: É importante que a mãe que acabou de dar à luz se alimente bem e tenha uma dieta balanceada, sempre ingerindo muito água, principalmente para aquelas que estão amamentando. Incentive!
6 - Respeite o espaço entre mãe e bebê: nos primeiros meses, mãe e bebê ainda estão conhecendo um ao outro, criando vínculo emocional, portanto, necessitam de tempo e espaço só para eles. 
7 – Apoio emocional - Após o nascimento do bebê, a mulher experimenta diversos sentimentos ao mesmo tempo, como felicidade e tristeza, euforia e choro, entre outros. Mais conhecido como “baby blues”, é uma fase normal e comum em razão de todas as mudanças hormonais, e que é transitório. Companheiro, família e amigos podem ajudar oferecendo carinho e apoio. Ao menor sinal de que essas reações estão prolongadas, afetando a relação com o bebê e abalando seu emocional, deve-se procurar ajuda profissional para investigar uma possível depressão pós-parto.
Para ajudar e levar às novas mamães o suporte e cuidado de que precisam após o nascimento do bebê, Bepantol® Baby disponibiliza uma série de conteúdos voltados para essa fase da vida de toda mãe no sitewww.decimomes.com.br. O objetivo é estimular e conscientizar sobre a importância do diálogo para mulheres que estão passando por essa fase, de maneira a ajudá-las a vivenciar esse momento de forma leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário